III CONGRESSO DO MEIO MILÉNIO DO NASCIMENTO DE
LUÍS DE CAMÕES,
GOA E DAMÃO 2026
MOTIVAÇÃO
Luís de Camões, que foi não só o maior poeta da língua portuguesa como também um dos maiores da tradição ocidental, viveu em Goa em períodos importantes da sua vida criativa, especialmente entre 1559 e 1562, sob os vice-reinados de Dom Constantino de Bragança e de Dom Francisco Coutinho, ambos seus patronos e protetores, mas também em 1566 e 67, caído então em desgraça e preso preventivamente por ordem do vice-rei Dom Antão de Noronha.
A capital do Império Português do Oriente foi determinante para a vida literária do Poeta: foi em Goa que ele compôs o seu "Auto de Filodemo", tal como muitas poesias e cartas, e uma parte significativa de "Os Lusíadas".
Meio milénio após o seu nascimento, a obra de Camões, ainda que hoje seja conservada apenas parcialmente, permanece como um marco essencial para as culturas goesa e portuguesa, e para o mundo de língua portuguesa em geral.
O III Congresso do Meio Milénio do Nascimento de Camões prossegue a série de reuniões científicas de alto perfil iniciadas em Ternate, Indonésia, em março de 2022, e prosseguidas em fevereiro de 2024 em Macau, e em junho de 2025 na Ilha de Moçambique, todos eles lugares de estadia prolongada de Camões.
Entre outras iniciativas a suscitar pelo Congresso, estão previstas sessões artísticas e musicais inspiradas pela poesia de Camões, e será organizada uma extensão com palestras em Damão.
COMISSÃO ORGANIZADORA
REDE CAMÕES NA ÁSIA & ÁFRICA, DELEGAÇÃO DA FUNDAÇÃO ORIENTE NA ÍNDIA, UNIVERSIDADE DE GOA, E COMUNIDADE INDO-PORTUGUESA DE MACAU
A Comissão está aberta a mais parcerias.
CALENDÁRIO
CHAMADA
Até 30 de setembro de 2025 | completar a proposta e enviar para
congresso@camoens.pt
RESPOSTA
Até 15 de outubro de 2025 serão enviadas as confirmações de presença.